segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Força para a família no CRUCE DE LOS ANDES

Como na Núcleo Aventura só se fala e se treina para o Cruce de los Andes, vamos deixar uma força para todos os nossos queridos que estão rumo a esta prova e falar um pouco do treinamento BEM específico.

O cruce é uma corrida de aventura DURA, que atravessa a cordilheira dos Andes, ligando o Chile à Argentina. São mais de 100km divididos em 3 etapas, de terrenos e paisagens muito variados, como montanhas, vulcões, lagos, bosques, picos nevados, vales e áreas rochosas. Além da variação climática, podendo variar entre dias ensolarados fazendo até 20°C ou muito frio, chegando à neve, ventos fortes e chuva.





Deu para se ter uma noção que a prova exige muito treinemento físico e específico, pois é uma prova longa, de resistência, muitas subidas e terrenos irregulares, além de ter que levar os equipamentos certos, para não faltar nada e nem carregar peso em excesso.

Em uma reportagem para a revista The Finisher um dos atletas (monstro), e amigo querido Paulo Chaves junto a uma das treinadoras, fofa, atleta e também amiga Ariane Malohlava da Núcleo Aventura deram entrevista falando um pouco sobre o treinamento para esta prova.


Pois é galera, mas além de ser uma prova dura, técnica que requer muito treinamento, disciplina e dedicação, tem uma paisagem incrível, como o Paulis relata na entrevista é uma troca de experiências incrível, já que vão pessoas de diferentes países. Ano passado foram 20 países diferentes, sendo que há uma variedade enorme entre o ´perfil dos atletas, homens, mulheres, diferentes idades, amadores e elite, todos se encontrando, curtindo e se apoiando durante a prova. E claro, os que vão "para as cabeças", competindo.

A configuração da prova é formada por equipes de 2 pessoas podendo ser mistas ou não, das quais devem estar juntas durante toda a prova. Nem precisa dizer que a afinidade entre a dupla é essencial, e de preferência que tenham ritmos bem parecidos.

Infelizmente este ano não vou para esta prova, pois tenho outros planos e objetivos para 2012, mas essa é uma prova que está na lista, e com certeza quero fazer!!
Enquanto isso fico na torcida pela galera.

Seguem algumas duplas que estão indo, e minhas ótimas energias, curtam, aproveitem, façam força, sintam dor, porque depois é só alegriiaaa e gostinho da conquista...

LUCAS LAURENTYS E CHAVES LAGARTO

Além de lindos, esses dois não são nada fracos e não vão só tirar o fôlego das mulheres da prova, e se divertir pouco, vão dar trabalho para os machos.

ANDREA SAAD E ARIANE MALOHLAVA

Essa dupla é guerreira, no começo a Ari estava com uma lesão nas costas, mas mesmo assim e com o apoio da parceira estava disposta a desafiar os próprios limites, porém se recuperou e agora a Déa mesmo com a descoberta de uma lesão no menisco, ta empenhada nos treinos e empolgada para encarar mais uma superação.

SUZANA BASILE RESSTOM

Vai encarar o desafio com uma dupla super forte, mais velha e mais experiente, da qual se conheceram para fazer a prova, e ta indo com a graça e coragem.

FERNANDA ALMEIDA E TATIANA FLÔ

Outra dupla que foi remanejada de última hora, pois eu iria correr com a Tati Flo, e a Paulete com a Fe, mas nossa amiga "chique" e monstra Paula Narvaez ganhou tudo na faixa para correr a Maratona de Nova York, inclusive índice. E Fernanda Almeida e Tati Flo, além de muy amigas, já estão acostumadas a correr juntas, tenho certeza que irão nos representar muito bem. VAI SUAS LINDASSSS!!!

PAULO CHAVES E HADI AKKOUH

O que falar dessa dupla?? Não sei quem é mais forte e mais competitivo, se eles não começarem a apostar corrida no meio da prova é uma dupla que promete chegar para as cabeças.

RODRIGO RASO e um triatleta Butenas

Triatleta já encarou diversos desafios no triatlhon, como a maior distância dessa modalidade o ironman. Mas agora está se arriscando nesta nova modalidade de corrida de aventura. Boa estréia Ro!! Não vai mais querer saber de viseira e macaquinho limpinho depois desse desafio.

RENATA CASTRO E INAR CASTRO

Nossa professora mais nova da Núcleo, vai fazer a prova estilo família. Vai correr com sua mãe, muito corajosa por sinal.

NATALIA YUDENITSCHI E CECILIA LOBO

Essa é uma dupla marinheira de segunda viagem, já encararam este desafio juntas, e pelos vistos rolou super sintonia e gostaram da brincadeira. Aí vão elas de novo.

GUILLAUME HABOUZIT e um carioca "monstro"

O francês mais brasileiro que já conheci, monstro na corrida também, vai encarar a prova e uma dupla fortíssima. Um carioca, que só o conheceu na prova de montanha na North Face, de relance, pois ele passou voando. Mas este fim de semana ele foi ao Rio fazer um treino com sua dupla.

E COMO NÂO PODIA FALTARRRRRRRRRR!!!!!!!!! Nossa mestra, ídala, inspiração, amiga, professora, treinadora e exemplo de atleta CRISTINA CARVALHO, que vai com a Rosário, outra mulher de ferro, digamos assim!! Dupla feminina preferida para podium!!!!! Além de responsável por fazer toda essa galera estar embarcando nessa também!!


Boa prova a todooooosss!!!!!!! Ficarei na torcida e com o coração apertado!!







5 comentários:

  1. to começando a ficar pilhado para faze no ano que vem ! como funciona esse lance de duplas !?

    ResponderExcluir
  2. Váááááái Dugáz... essa prova realmente é um tesão, mix total de feelings... dura demais mas com uma energia contagiante da galera, as montanhas e pirambeiras ficam mais amenas com o visual incrível que os Andes oferecem. Vamo que vamo em mais uma... família Núcleo Aventura sempre unida e representando!! Vai fazer falta Dugáz...

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma prova que vale muito a pena fazer, as inscrições acabam super rápido e todo mundo que vai, além de voltar, fala incrivelmente bem.
    Ela só é realizada em duplas, não há inscrições individuais, por ser uma prova longa, dura e de resistência é seguro e mais motivador estar sempre acompanhado e um dando força e assistência para o outro. Você escolhe sua dupla de acordo com o seu critério, de preferência alguém que tenha afinidade.

    ResponderExcluir
  4. Tati!! To adorando o blog!! Você tem talento! A descrição da dupla Paulinho e Hadi é a melhor! To megaaa ansiosa pro Cruce, mas vou confessar que não segui muito os treinos nessas últimas semanas.. acho que vou ter que improvisar na subida de 20km do primeiro dia! Ainda bem que a minha dupla (Andrea Longhi) também não ta 100%... ela se machucou na maratona de Berlin e ficou doente recentemente.. mas no minimo será MUITO divertido!! Depois te conto! Bjsss Su

    ResponderExcluir
  5. Faltam 15 dias pro Cruce e ainda não me sinto preparado para encarar esse mega desafio! Mesmo depois de muitos treinos, dores e pirambas, ainda resta um pouco de insegurança.
    Masss, agora, é hora de se apegar no conforta e dá forças! O apoio da família, parceiros de treino (e sambas) são fundamentais.
    Você não vai, mas com certeza será lembrada e ficará orgulhosa do suor que iremos deixar pelos Andes!
    Vamo com tudo pq é hora do tchetcheretchetche! FORÇA DUGAZ!

    ResponderExcluir